:: Principais Ligas da SOBRONZE e sua aplicações ::
SO - GRA ( SO - GRAFITADO)
A fabricação do SO - GRAFITADO, compõe-se de pós metálicos, misturados e convenientemente dosados, para que a liga seja sempre homogênea.
O SO - GRAFITADO, tem características anti-fricção, devido à película de lubrificante e seu funcionamento silencioso.
Buchas com paredes muito finas e alturas relativamente grandes, devem ser evitadas, em consequência do aparecimento de Secções Fracas. Evitar batidas e choques, durante a manipulação e uso do SO-GRAFITADO
SO - 65 FOS. ( SO - 65 FOSFORO )
"SO-65 FOSFORO", bronze especial de fina granulação e grande resistência.
Bom para ser usinado, apesar de sua dureza Brinell ser de 80 a 100.
Contém estanho e cobre na mesma proporção que liga SAE 65 (10 a 12% de estanho) e fósforo suficiente para a adesoxidação, destacando-se das demais ligas chamadas fosforosas(SAE 62-63-620-621 e 640), pelas suas propriedades físicas e mecânicas.
"SO-65 FOSFOROSO", é resistente à corrosão e choques, tem grande elasticidade e boa condutividade termo elétrica.
Sua qualidade mecânica não é afetada com a elevação de temperaturas de 200º a 300° e devido a sua dutilidade, corriga os defeitos interdetritos.
"SO-65 FOSFOROSO", é recomendado para Buchas de motores em geral, desbastadores, laminadores, máquinas hidráulicas, engrenagens, parafusos, válvulas, etc...

SO - CUP ( SO - CUPROALUMINIUM )
A partirdo cobre, alumínio e adição de ferro, níquel e maganês, resultou dessa aliança - "SO-CUPRO-ALUMINIUM", com características mecânicas elevadas e resistentes agentes químicos, corrosão, choque e fadiga.
"SO-CUPRO-ALUMINUIM" além de possuir alta resistência,combinado com certa durabilidade, tem a vantagem de ter um baixo coeficiente de fricção contra o aço.
"SO-CUPRO-ALUMINUIM" (equivalente ao SAE 688), pode ser aplicado como buchas para mancais, engrenagens, maquinários pesados, bombas hidráulicas, guias, válvulas e peças de resistência à água salgada e choques alternados.